top of page

A Origem do Acordeon

No Brasil, o acordeão chegou entre os anos de 1837 e 1851, trazido por imigrantes alemães e italianos, chamado de concertina (um acordeão cromático com 120 baixos). Rapidamente foi incorporado à cultura musical brasileira, com maior ênfase nas regiões Centro-Oeste, Nordeste (onde é chamado de sanfona) e Sul (onde é chamado de gaita).
À partir de 1875, o acordeão já era fabricado no Brasil, principalmente por italianos que já prosperavam no Sul do país, como Túlio Veronese e o casal Cesare Arpini e Maria Savoia.
Em 1923, o imigrante alemão Alfred Hering cria as “Gaitas Hering” em Blumenau/SC que, aos poucos, além de gaitas de boca, passa a produzir diversos tipos de acordeons, entre os quais as sanfonas de 8 baixos que seriam muito difundidas em todo o Brasil.

O nome sanfona, usado principalmente no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, foi dado após a Guerra do Paraguai (1864-1870), embora o termo designe um instrumento de cordas muito tensas, muito similar à rabeca, uma espécie rudimentar de violino.

Professores

Joel

Acordeon -
00:0000:00
bottom of page